A fábrica da General Motors de Gravataí chega aos 24 anos com um novo investimento de R$ 1,2 bilhão. O aporte servirá para o lançamento de um novo veículo e atualizações da planta e dos Onix hatch e sedã. O anúncio tem significativa importância no momento em que o Rio Grande do Sul se recupera da maior catástrofe climática em sua história.
Primeira unidade da GM no Brasil fora do Estado de São Paulo, a avançada planta foi inaugurada em 20 de julho de 2000. Pioneira no conceito de condomínio industrial reuniu no seu entorno os principais fornecedores, então inédito no setor automotivo mundial.
A planta gaúcha foi um das novas fábricas implantadas pelo ousado projeto do então presidente da GM do Brasil, Mark Hoggan. O executivo foi responsável pela expansão da montadora no país com lançamentos de novos veículos, ampliação da rede de concessionários.
O novo Chevrolet chegará em 2026 em uma faixa que a GM ainda não atua e que mais cresce no país. Será um utilitário esportivo compacto que compartilhará a arquitetura e conjunto propulsor com os Onix hatch e sedã que serão atualizados. O novo modelo será exportado para diversos países da região.
Para o lançamento do novo veículo, o complexo gaúcho, hoje um das cinco mais avançados da companhia mundo e referência em eficiência, produtividade e sustentabilidade, será atualizada.
A escolha de Gravataí é estratégica por ser uma fábrica preparada para a produção em alto volume. Também reforça o compromisso da GM com o Estado, destacou o presidente da General Motors América do Sul, Santiago Chamorro no evento, com a presença do governador Eduardo Leite, em que foi anunciado o novo investimento.
O projeto gaúcho é a primeira fase do novo ciclo de investimento da GM anunciado de R$ 7 bilhões e marca o início das comemorações do centenário da empresa no Brasil, que ocorre em 2025. Ao longo período, a marca renovará sua gama de veículos, desenvolverá tecnologias inovadoras e customizadas para o mercado local, além da criação de novos negócios.
Anunciada como uma das novas fábricas da GM no Brasil em novembro de 1997, a construção do complexo gaúcho começou no final dos anos 90.
O Projeto Arara Azul previa um pequeno carro popular, o Celta, lançado em setembro de 2000 com preço correspondente a US$ 7.500. Cinco anos depois, o Celta chegou as 500 mil unidades produzidas. Sucesso de vendas por 14 anos, abriu caminho para o avanço da GM no mercado brasileiro.
A trajetória do complexo de Gravataí é marcada pela ousadia. Nestes 24 anos, saíram das linhas de montagem 4,7 milhões de veículos. A produção inicial saltou de 120 mil unidades/ano para 240 mil em 2012, com a chegada do Onix e 350 mil, em 2019, com os novos Onix e Onix Plus.
O Onix foi o carro mais vendido do país por cinco anos e perdeu a liderança em 2020 quando a produção foi suspensa por seis meses devido a pandemia do coronavírus.